top of page

extraído do livro MÚSICA, de Inayat Khan

 

  • ... os Hindus basearam sua música na intuição e a prática dessa música, na Índia, transformou-se numa cultura que estimula a intuição, acordando a faculdade de apreciar os belos sons e, com freqüência, as boas palavras, expressando-se sob a forma de belas formas.

  • Na Índia, a vida sempre começou pela alma. Assim, a ciência, a arte, a filosofia e o misticismo Indianos foram dirigidos para um único e mesmo objetivo. E não apenas as artes e as ciências, mas também as profissões e o comércio inexistiriam sem o ponto de vista religioso. Pode-se bem imaginar de que modo, num país onde até o comércio e as profissões têm um aspecto espiritual, a vida de um músico pode ficar cheia de pensamentos religiosos. Nenhum ponto do mundo, oriental ou ocidental, poderia realmente negar a divindade da música. A música é a linguagem da alma e para duas pessoas de diferentes nações ou raças se unirem não existe melhor meio do que a música, pois ela não apenas une o homem ao homem, mas este a Deus. ...

  • ... Todos os vários métodos de trazer ao homem a paz e a tranqüilidade podem ser atingidos pelo auxilio da música...

  • ... No sistema indiano existem muitas frases musicais e ritmos que são  utilizados na música de todos os dias. As frases musicais denominam-se RAGAS e estão grupadas em 4 classes. A primeira tem sete notas, como na escala musical do Ocidente. Existem, também, as frases musicais de seis notas, aonde se omite uma nota que apareceria na raga de 7 notas. Isto confere um efeito muito diferente às oitavas e apresenta efeito diverso sobre a mente humana. Existem, também, ragas de 5 notas, que omitem 2 notas da escala. Os chineses utilizam uma escala de 4 notas.

  • ... os Hindus foram capazes de criar suas ragas ou “modinhas” para serem tocadas ou cantadas num determinado período do dia ou da noite. E, indubitavelmente, aqueles que conhecem a alquimia das vibrações realizaram prodígios pelo poder da música. Após as canções haverem sido cantadas durante milhares de anos, a raça desenvolveu tal sentido de apreciação para essas ragas que mesmo o homem das ruas não pode suportar ouvir uma raga matinal sendo cantada à noite. Ele pode não conhecer as notas, mas a seus ouvidos a raga soará mal. Ele não conseguirá suporta-la. Seria como um passeio numa manhã de verão envergando trajes próprios para a noite! Poderíamos dizer que isso é uma questão de hábito, mas, ao mesmo tempo, devemos admitir que algo que deve ser cantado no meio da noite perde toda sua encantadora influência se for cantado à tarde.

  • O objetivo da música indiana é o treino da mente e da alma, pois a música é o melhor método de concentração.

 

 

 

 

 

bottom of page